Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Bem-vindo(a)

Hoje tudo o que eu queria
era a tua visita.
Não sei porquê mas fazia-me bem
que me deixasses uma mensagem.
Se não gostares do
meu cantinho diz.
Podes ficar descansado(a)
que não vou ralhar contigo.
Para quem não sabe
e me visita pela primeira vez
este é um espaço de
um Açoriano da ilha Terceira.
Aqui vou falando
da minha terra
e das minhas ideias e ideais
.Obrigado por me visitares

Carnaval da Terceira já mexe!

05.11.06, ilhas

Já deverão ter reparado os meus visitantes que tenho andado menos activo na colocação de posts . Não é sinal de cansaço, nem tão pouco vou acabar com isto, a minha bloguemania " mantém-se mais viva que nunca! Se deus me der discernimento e inspiração aqui estarei a postar até ao fim dos meus dias, ou pelo menos enquanto tiver dedos para teclar!

Acontece, que já estou a organizar uma dança para o próximo carnaval. É verdade, ainda faltam três meses! Pois é, para quem não sabe o carnaval da Terceira é único no mundo. Trata-se de uma espécie de festival de teatro popular ,que durante os quatro dias, que dura a festividade, percorre os palcos da ilha, cerca de 40, mostrando aquilo que durante as grandes noites de inverno ensaiaram.

Está-me mais no sangue, representar e escrever, as "Danças de Dia" também conhecidas por " Danças de Espada" neste tipo de manifestação o assunto normalmente é sério, retratando as vivencias do dia a dia, contando a história do nosso pais, vidas de santos etc... Amo muito o Carnaval e já há três anos que não participava por motivos familiares, este ano a oportunidade proporcionou-se e lá estou eu... Mas outras existem ,em muito maior número, que  utilizam a sátira para mostrar os seus assuntos e para deleite de quem os vê , são os chamados Bailinhos .

Para quem não sabe o que é uma dança eu explico;

È constituida por um mestre, que utiliza uma espada quase como se fosse uma batuta , dançando e cantando com a mesma com destreza e finesa que vale bem a pena apreciar. Os dançarinos dispostos em duas alas , são uma espécie de cenário do assunto que vem a seguir, cantam e respondem em coro às cantigas que o mestre dita.

Inicia-se com uma marcha , executada somente por músicos de sopro, que é  dançada com uma coreografia que se tenta sempre que seja diferente. Após a marcha faz-se a cantiga de saudação em que se sauda os presentes, seguindo-se a música de apresentação do assunto, que normalmente tem um tom mais dolente que as anteriores. Ao iniciar-se o assunto os actores representam em verso o tema que o grupo escolheu para apresentar, terminado o assunto o grupo despede-se com outra melodia cantada e bailada e termina-se novamente com a marcha inicial.

Parecendo que não, tudo isto dá muito trabalho a ensaiar e a fazer, os bailinhos têm normalmente o seu trabalho concluido após um mês ou pouco mais de ensaios, as danças porque feitas com masi rigor levam à volta de dois a tres meses de ensaio. Por isso nós já começamos, ainda à muito para fazer somente os personagens começaram a ensaiar. Depois ainda há coreografias, vestuário e uma série de pormenores para acertar.

Por isso desculpem meus amigos se não tenho muito tempo para comentar nos vossos cantinhos, garanto-vos que vou tentar neste periodo ser o mais presente possivel por aqui.

Ouçam aqui um pouco de uma música de Carnaval.

Pois é ainda nem chegamos ao Natal e já se vai fazendo o Carnaval.

Até já! 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.