Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Bem-vindo(a)

Hoje tudo o que eu queria
era a tua visita.
Não sei porquê mas fazia-me bem
que me deixasses uma mensagem.
Se não gostares do
meu cantinho diz.
Podes ficar descansado(a)
que não vou ralhar contigo.
Para quem não sabe
e me visita pela primeira vez
este é um espaço de
um Açoriano da ilha Terceira.
Aqui vou falando
da minha terra
e das minhas ideias e ideais
.Obrigado por me visitares

Cataclismos

22.10.05, ilhas
furacao.jpg

Numa altura do ano em que se ouve cada vez mais falar-se em cataclismos naturais, relacionados com fenómenos atmosféricos aqui fica uma definição de alguns.

TORNADO: Coluna de ar com movimento circular violento, que se estende desde a base de uma nuvem convectiva até a superfície da Terra. É o fenómeno mais destrutivo na escala de tempestades atmosféricas. Pode ocorrer em qualquer parte do mundo, quando se verificam as condições específicas de tempo, embora seja mais frequente nos Estados Unidos, na região conhecida como Corredor dos Tornados.

TUFÃO: Nome dado aos ciclones tropicais com velocidade de ventos contínuos igual ou superior a 120km/h (65 nós), no Oceano Pacífico Norte ocidental. Ciclones tropicais com as mesmas características são chamados de furacões no Pacífico Norte oriental e Oceano Atlântico Norte, e de ciclones no Oceano Índico.

TWISTER: Uma gíria, utilizada nos Estados Unidos, como referência a Tornado.

CICLONE: Área com pressão inferior àquela apresentada em áreas circunvizinhas, considerando-se um mesmo nível. Resulta em convergência de ventos, os quais se movem no sentido horário no Hemisfério Sul e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Também conhecida como área de baixa pressão; é o oposto de uma área de alta pressão, ou anticiclone. Termo relacionado: Anticiclone.

FURACÃO: Nome dado aos ciclones tropicais com velocidade de ventos contínuos igual ou superior a 120km/h (65 nós), de ocorrência no Oceano Atlântico Norte, mar das Caraibas, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico. Este mesmo ciclone tropical é conhecido como tufão no Pacífico Ocidental e como ciclone no Oceano Índico.