Os Nossos Ilhéus
24.10.05, ilhas

Em frente ao Porto Judeu e à Feteira situam-se estas duas formações , no meio do Atlantico, são os Ilhéus das Cabras. Por mais fotos que se consigam fazer destes dois rochedos , nunca serão demais...
Os Ilhéus do Porto Judeu , como são por alguns conhecidos, são de uma beleza impar. São uma tela que Deus pintou no nosso horizonte para nos deliciar a vista.
Destes Ilhéus existem várias lendas. Contam-se várias histórias que não sabemos serem verdadeiras ou não. Como a do Bezerro , para ser abatido pelo Espirito Santo, que não conseguiam ir buscar , devido ao mau tempo, que milagrosamente apareceu em terra para o dia da festa. Igual Lenda também se conta do Ilhéu do Topo em S. Jorge. Também se diz que já albergaram ,para se abrigarem do mau tempo, uma armada... Enfim ... Há várias histórias.
Valerá a pena também escrever a história destes ilhéus , cujos habitantes actuais são só as "garças" e os cagarros, que se saiba nunca foram habitados por humanos. Lembro-me dos seus proprietários terem-nos povoados com ovelhas e cabras, até que o governo em nome da defesa de espécies em vias de extinção como por exemplo o Cagarro , mandou proibir o pastoreio destes animais naquele local.
O que é certo é que os ilhéus lá estão verdejantes... Com suas grutas onde , dizem consegue entrar um barco de pesca. Já dei ,por diversas vezes, a volta a estas formações , mas o meu sonho era escala-los, entrar nas suas grutas e sentir o sal do mar e o coração destas "ilhotas" a bater em mim...