Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Bem-vindo(a)

Hoje tudo o que eu queria
era a tua visita.
Não sei porquê mas fazia-me bem
que me deixasses uma mensagem.
Se não gostares do
meu cantinho diz.
Podes ficar descansado(a)
que não vou ralhar contigo.
Para quem não sabe
e me visita pela primeira vez
este é um espaço de
um Açoriano da ilha Terceira.
Aqui vou falando
da minha terra
e das minhas ideias e ideais
.Obrigado por me visitares

Fiscalização?

25.11.07, ilhas

Ultimamente quando se vê telejornais, lê jornais ou se acede à net, noticias como as que aqui se transcreve são muito frequentes:

"ASAE fecha Casa do Alentejo - Direcção do restaurante garante que não estava em causa a saúde pública

A ASAE encerrou mais um restaurante emblemático de Lisboa: a Casa do Alentejo. Paredes, pavimentos e tectos degradados, falta de redes mosquiteiras nas janelas e de protecção nas lâmpadas, foram os problemas detectados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que determinou o encerramento imediato da cozinha do restaurante lisboeta."

Noticia em SIC

Aqui pela ilha, a fiscalização das actividades económicas também tem actuado. Acho é que essa actuação está muito aquém do que deveria ser. O que se passou em Lisboa com o fecho deste restaurante e se as razões são as apontadas são, na minha opinião, um perfeito disparate. Ainda para mais que, segundo a direcção do restaurante, as obras estavam previstas para Janeiro. Acho que a ASAE actua a seu belo prazer esquecendo outras prioridades ou seja os milhares de estabelecimentos ilegais ou alguns que em nome da tradição são autênticos atentados à saúde pública. 

Quem paga os seus impostos, tem de ter sistema HACCP implementado com tantos requisitos que ninguém imagina... Sei, de fonte limpa, que aqui na ilha existem muitos estabelecimentos sem o mínimo de requisitos  para laborar, que o continuam a fazer em nome de serem considerados de fabrico tradicional, e isso, pelas actividades económicas. Pelo menos foi esta a resposta que um industrial obteve de quem de direito quando recentemente fez uma denuncia. 

 

Portanto, na minha  opinião, deve haver fiscalização. Mas que se fiscalize todos. Devem haver tolerâncias ou muito do que é a nossa identidade vai-se perder. Não estou nada a imaginar por exemplo comer uma das nossas tradicionais alcatras confeccionada num recipiente que não seja o alguidar de barro... 
Enfim, temos que manter o que temos a laborar com condições para não atentar a saúde de ninguém . Mas temos também de pensar que o que temos de mais genuíno nunca poderá ser mudado ou então deixará de o ser. Temos de manter a nossa identidade e andar por ai a fechar, por fechar, tem de passar à história. O  HACCP é necessário. Mas, mais necessário é pensar como manter o que temos, em termos de qualidade, sabor e saber que foram, por vezes, aperfeiçoados durante gerações. Aponte-se soluções e depois feche-se.   

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.