Turlu - No centenário do seu nascimento
Não vi nos jornais, não ouvi na rádio nem tão pouco a televisão fez qualquer referencia ao assunto. O que é certo é que Maria angelina de Sousa, A Turlu , faria hoje cem anos se ainda estivesse entre nós. Por mim, a efeméride , também passaria despercebida não fosse a Azoriana que hoje destaca no seu blog o assunto. Assim, associo-me a esta data recordando a maior cantadeira de improviso, de todos os tempos, que fez a delicia da Terceira e da diáspora com a sua maneira muito peculiar de cantar e de responder aos desafios dos seus colegas cantadores.
Nasceu em S. Mateus a 5 de Novembro de 1907 e Faleceu em Toronto Canadá a 5 de Janeiro de 1987.
Desabrochou cedo para o improviso, ainda adolescente, começou a pisar os palcos e terreiros da ilha. Em 1934 ganha a medalha de ouro no Torneio de poesia Popular organizado por Gervásio Lima e que decorreu no teatro Angrense.
O seu maior rival nas cantorias foi o "Charrua" , outra grande figura das cantorias, com quem depois de enviuvar de Francisco Teixeira Borges, veio a Casar.
Turlu cantou na Terceira, Estados Unidos e Canadá, deixou uma vasta obra que perdura na memória de todos os que a conheceram. Dedicou-se ao Carnaval Terceirense, sendo autora de vários enredos para as nossas tradicionais danças como por exemplo " O Filho pródigo", Santa Barbara ", "A batalha da Salga", entre muitos outros.
Como já aqui disse, foi pela mão da Azoriana que este Aniversário natalício veio à tona na blogoesfera , já que ao que parece, infelizmente, mais ninguém se lembrou. Por isso, sugiro, que em sua memória, todos nós bloguistas, façamos uma quadra em sua memória. Se quiserem podem-na deixar nos meus comentários que depois farei um post com o que chegar.
Então vamos lá a por a imaginação a trabalhar!
Aqui fica o meu contributo
Para a Trulu homenagear
A Terceira ficou de luto
Por ter parado o seu rimar
Mas na nossa memória
Teu nome sempre estará
Guardado na linda história
Das cantorias sempre ficará