Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Bem-vindo(a)

Hoje tudo o que eu queria
era a tua visita.
Não sei porquê mas fazia-me bem
que me deixasses uma mensagem.
Se não gostares do
meu cantinho diz.
Podes ficar descansado(a)
que não vou ralhar contigo.
Para quem não sabe
e me visita pela primeira vez
este é um espaço de
um Açoriano da ilha Terceira.
Aqui vou falando
da minha terra
e das minhas ideias e ideais
.Obrigado por me visitares

Porto Judeu - II

16.06.07, ilhas

(Continuação)

O Povoamento

 

        É sabido, que o primeiro povoado que aqui houve situava-se numa zona de interior da ilha, Sant’ana de Porta Alegre, da qual o lugar de Porto Judeu fez parte como capelania anexa, o medo dos ataques dos piratas e corsários assim o ditou. Mas antes que qualquer alma aqui habitasse, várias foram as viagens de e para o reino efectuadas, é que era necessário prover as ilhas de alimentos, para que os povoadores quando chegassem não passassem necessidades. Vários foram os animais, (vacas, porcos e galinhas), que aqui foram lançados para que se multiplicassem. Os primeiros habitantes terão vindo, provavelmente, na segunda viagem que Jácome de Bruges efectuou, estas viagens eram feitas em época de estio, raramente se aventuravam de Inverno, pelo que se deve supor que viriam anualmente à ilha.

        Fixaram-se no Paul de Sant`Ana, como forma de se refugiarem dos corsários que começavam a abundar por estas paragens. Certo ainda, é que os povoadores, e à falta de estradas, para chegarem ao único povoado de então, procuravam os leitos das ribeiras para lhe servirem de caminho, pois a vegetação era muito densa, e isso poderá ser a causa de vermos na nossa toponímia das ribeiras dois nomes bem curiosos, “Testo” e “ Tapete”.

        Ribeira do Testo bem mais acidentada que a do Tapete deverá ter feito com que muitos dos haveres dos nossos primeiros habitantes se partissem, causando os testos que lhe deram o nome. Por estas curiosidades da nossa toponímia continuo a acreditar que em algum momento se poderá ter desembarcado aqui e seguido as ribeiras para se chegar à primeira povoação da ilha, Sant`Ana de Porta Alegre.

       Alguns investigadores levantam a hipótese da freguesia ter sido povoada a partir do lado da Serretinha, mas acho isso improvável e novamente devido a um facto da nossa toponímia e explico;

       O senador João Coelho, descendente do Coelho que esteve implicado no assassinato de Inês de Castro, veio para Terceira com Jácome de Bruges numa das viagens  por este efectuada. Foi este homem que liderou o inicio do povoado de Porto Judeu. Tendo tomado e escolhido várias terras, das melhores desta zona, e um dos lugares que lhes pertenceu ainda hoje toma o nome destes povoadores a Ponta dos Coelhos e que é no lado oposto à Serretinha…

       

      Certo é, que neste lugar, foi nascendo uma comunidade piscatória é à volta da mesma que Porto Judeu vai crescendo timidamente…

(a continuar...)

3 comentários

Comentar post