Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Ideias e Ideais

... Sou das Ilhas de Bruma onde as gaivotas vêm beijar a terra...

Bem-vindo(a)

Hoje tudo o que eu queria
era a tua visita.
Não sei porquê mas fazia-me bem
que me deixasses uma mensagem.
Se não gostares do
meu cantinho diz.
Podes ficar descansado(a)
que não vou ralhar contigo.
Para quem não sabe
e me visita pela primeira vez
este é um espaço de
um Açoriano da ilha Terceira.
Aqui vou falando
da minha terra
e das minhas ideias e ideais
.Obrigado por me visitares

Divino Espirito Santo - Na Casa do Povo

17.04.07, ilhas

 

A devoção ao divino Espírito Santo é das mais arreigadas na alma do povo ilhéu. Assim, e depois do dia de Páscoa e nos sete domingos que se seguem a Coroa que representa a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e as restantes alfaias, que fazem parte deste culto, tocheiros e bandeiras, passam uma semana em casa de quem prometeu ser "Imperador" ou seja de quem prometeu levar o Divino à Igreja sendo coroado.

Vamos para a  segunda "Dominga " e desta vez o imperador é uma instituição, Casa do Povo de Porto Judeu, que através de um dos seus centros de convívio da terceira idade recebe o divino Espírito Santo. No passado domingo , como é tradição, algumas pessoas, entre as quais dois dos directores, dirigiram-se em pequeno cortejo,  cantando o terço, com a coroa até à sede da instituição.

(momento em que o presidente da Casa do Povo deposita a coroa no altar onde ficará exposto à devoção de todos)

 

(Aspecto do lindo altar que foi construído pelas mãos habilidosas das voluntárias)

Durante esta semana haverá a reza diária do terço, pelas 21 horas, convívio diário dos idosos dos dois centros da instituição e no domingo organizar-se-á o cortejo do divino em direcção à paroquial de Porto Judeu, onde serão coroados alguns idosos. Logo após a Eucaristia haverá o tradicional almoço de sopas, com cozido e arroz doce no salão da instituição. A direcção está a contar com a presença de cerca de 300 pessoas, entre funcionários e seus familiares , idosos, directores e algumas pessoas convidadas. Para que este evento se realize muitas são as ajudas que chegaram e continuam a chegar, é a graça do Divino a actuar!